quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Jingles famosos de Natal

Olá pessoal!

O Natal é sem dúvida uma época de muito amor, paz, solidariedade, reflexão, compaixão... ou seja uma carrada de sentimentos bons que trazem paz e ajudam muitos corações necessitados. Afinal de contas Jesus nasceu, ele renasce todos os anos dentro de nós, o que nos torna imagem e semelhança do nosso pai celestial.

Pensando nessa época, separei alguns vídeos que estão disponíveis no Youtube, com alguns jingles famosos de Natal, muito bem criados e executados, inclusive ganhadores de prêmios, onde trazem essa mensagem de amor e paz e de quebra, ainda podemos nos deleitar com os solistas, coros de crianças e orquestra, todos maravilhosos a executar essa linda façanha.

Aproveitem e matem a saudade dessa época, de natais passados, criatividade e cuidado que se tinha com as mensagens de fim de ano que nos deixam tanta saudade.

O Jingle de natal do Banco Bamerindus "A Noite Mais Bonita",  foi criado e produzido em 1974, por Tereza Souza e Walter Santos, fundadores do Nosso Estúdio. O comercial foi ganhador da medalha de ouro na categoria Melhor Mensagem de Natal no VIII Prêmio Colunistas Nacional 1975 e a interprete chama-se Ivete. 



Vejamos a letra por inteiro:

O menino chega e por amor vai renascer.
Traz nas mãos uma esperança e sorri pois é Natal.
E no mundo inteiro a mesma canção de amor e paz.
Que se faz tão doce como o amanhecer.
Quem me dera o ano inteiro o Natal dentro de nós.
E para toda a gente a mesma canção, e a mesma voz.
Hoje a festa mais bonita é viver, é querer bem!
O presente mais bonito é viver, é querer bem!


Aqui estão no mesmo vídeo o Jingle "Estrela Brasileira" do comercial da Varig, com o Maestro Júlio Medaglia, Orquestra e participação dos funcionários da Varig (Fundação Rubem Berta) e o comercial do Banco Bamerindus, uma linda versão da música "A Noite Mais Bonita", porém com o Coral de Natal de Crianças do Palácio da Avenida do HSBC. Ambos de 1991.




Esta versão de "Estrela Brasileira" é de 1992, com Xuxa cantando. Também ficou bem legal.


O Jingle foi criado em 1960 pelo paulistano Caetano Zamma, um dos integrantes do grupo paulista de Bossa Nova, ao lado de Johnny Alf, Agostinho dos Santos e Maysa. Ele compôs cerca de 150 músicas.

Mas, o jingle de Natal de 1960 da Varig, apesar de seu caráter publicitário, é a sua canção mais conhecida, gravada originalmente por Clélia Simone. A vitalidade desse jingle pode ser comprovada pelo fato de o mesmo foi regravado, com Jorge Benjor nos vocais,  e ressurgiu no Natal de 2005.
 
Letra original:

Estrela das Américas no céu azul
Iluminando de Norte a Sul
Mensagem de amor e paz
Nasceu Jesus, chegou o Natal
Papai Noel voando a jato pelo céu
Trazendo um Natal de felicidade
E um Ano Novo cheio de prosperidade
Assinatura: Varig, Varig, Varig


A letra foi mais tarde modificada: o verso “estrela das Américas” foi mudado para “estrela brasileira”.
Institucional de Natal do ex-Banco Nacional.

Essa canção natalina, levada ao ar no Natal de 1975, é considerada uma das três mensagens de natal brasileiras mais famosas de todos os tempos.

Criação imortal do compositor Edson Borges de Aguiar, o “Passarinho”, a pedido de uma agência de publicidade  que ajudou o Nacional a se transformar, em seu tempo, num dos 5 maiores bancos privados do País: a JMM Publicidade, do Rio de Janeiro.

A canção de Natal do Nacional integrou-se à cultura brasileira e faz parte do nosso cancioneiro popular. Mesmo após a extinção do Banco Nacional, as crianças de hoje já ouviram esse jingle em algum lugar e sabem cantar seus versos.

O jingle ganhou o Prêmio Colunistas de  Melhor Mensagem de Natal de 1975.

Detalhe: o catarinense Emilio Cerri Neto fazia parte da equipe da JMM naquela época, cuja Criação era comandada pelo hoje ícone publicitário Lula Vieira.

Vejamos a letra por inteiro:
 
Quero ver
Você não chorar,
Não olhar pra trás,
Nem se arrepender
Do que faz.
Quero ver
O amor vencer,
Mas se a dor nascer,
Você resistir
E sorrir.
Se você
Pode ser assim,
Tão enorme assim,

Eu vou crer
Que o Natal existe,
Que ninguém é triste,
Que no mundo
Há sempre Amor.
Bom Natal!
Um Feliz Natal!
Muita amor e paz
Pra você…

Aqui são duas versões do Jingle "Bom Natal" do Banco Nacional, sendo uma dos anos 70 e outra dos anos 80. Ambas com coral de crianças. Muito linda a mensagem.

  

Natal do Palácio da Avenida

Cantando Histórias


O Natal do Palácio Avenida está completando 25 anos e já se tornou um dos cartões-postais de Curitiba, atraindo milhares de pessoas de todas as idades. Este ano o show contará esses 25 anos de tradição e histórias. O clássico clima das festas de fim de ano será relembrado através de canções e personagens típicos.

O espetáculo com o coral das crianças terá um ambiente divertido, com canções tradicionais do Natal no Brasil e no mundo, para encantar o público e celebrar o Natal dos Natais.

Espero que tenham gostado de relembrar.

Bom Natal!


Fontes: carosouvintes.gor.br/youtube/hsbc.com.br

3 comentários:

  1. Por fvr, poderia me enviar as cifras da música do bamerindus?

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Que saudade me deu do passado! Recordei minha mãe cantando essas músicas de Natal enchendo nossa casa de alegria!

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE RECEBER A CIFRA DO JINGLE A NOITE MAIS BONITA

    ResponderExcluir