Histórico

Foi nos idos dos anos 80, que um grupo de jovens, do movimento espírita de Pernambuco, iniciou o trabalho de divulgação da doutrina espírita através da arte.

Inicialmente, o grupo, que se codinominou “Madrigal União”,   embarcou pelo caminho do canto coral, porém, o projeto foi tomando uma tal amplitude, que houve a necessidade da inserção nas artes cênicas.

O grupo Madrigal União estreou em um dos encerramentos da Semana do Jovem Espírita de Pernambuco, contando, nesta época, com 11 integrantes.

Após a 1ª apresentação, seguiram-se várias outras, em diversos momentos do movimento espírita do estado:  aniversários de centros e mocidades espíritas, semana da mulher espírita, asilos, hospitais, orfanatos, incluindo, no circuito de apresentações, cidades da região metropolitana e fora dela.

O grupo foi o primeiro, na cidade do Recife, a abrir um circuito de apresentações cênicas com bilheteria, encenando a peça de Leopoldo Machado “O Diabinho Coxo”, com renda para o Lar Ceci Costa (orfanato situado na cidade do Recife).

FORESPE


Passados mais de vinte anos, o grupo retoma suas atividades, com o mesmo objetivo inicial, se apresentando no 17º Forespe (Fórum de Debates Espíritas em Pernambuco).


O ACCORDIS iniciou seus trabalhos no dia 10 de novembro de 2013, no teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco, às 9:00 horas da manhã de um domingo ensolarado.


Hoje, conta com novos participantes que abraçaram e se afinaram com o trabalho deste grupo pioneiro.  Alguns componentes se encontram afastados por motivos pessoais, e duas das queridas amigas de jornada já se encontram no plano espiritual, para as quais rendemos nossas homenagens e sinceros agradecimentos por terem se dedicado a este trabalho; Jadnete e Elena.


A proposta atual é bem mais ampla, com a mudança da logomarca, o trabalho de divulgação tomou dimensões maiores, mais profissional. No repertório constam não só músicas espíritas, mas também clássicos do cancioneiro popular e melodias eruditas. Dessa forma o grupo dá o pontapé inicial para inscrever seu nome, definitivamente, no circuito de coros do estado de Pernambuco.

Com vocês, Coral Accordis!

4 comentários: