quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dueto de Gatos - Rossini


O Duetto buffo di due gatti (tradução literal : Dueto humorístico dos dois gatos, em português chamado apenas Dueto dos Gatos) é uma peça popular para dois sopranos. Muitas vezes, é apresentada como "encore" ao final de um concerto. 

Composição

Embora esta peça seja geralmente atribuída a Gioachino Rossini, ela não foi, de fato, escrita por ele; é uma compilação escrita em 1825, com passagens retiradas principalmente de sua ópera Otello, de 1816. O autor da compilação foi, provavelmente, o compositor inglês Robert Lucas Pearsall, que usou nesta ocasião o pseudônimo de “G. Berthold”. 

Música e letra

A música, pela ordem de aparecimento, é constituída por:
  1. Um extrato da cabaletta da ária Ah, come mai non senti, cantada por Rodrigo no segundo ato de Otello ;
  2. Um trecho de um dueto entre Otello e Iago, no mesmo ato;
  3. A Katte-Cavatine do compositor dinamarquês Christopher Ernst Friedrich Weyse.
  4. A letra consiste, apenas, na repetição da onomatopéia ’’“miau”’’, o miado de um gato.
Gravações

Alguns álbuns que contem esta peça:·          
  1. A Tribute to Gerald Moore ( Homenagem a Gerald Moore), EMI Classics: Victoria de Los Angeles (soprano), Elisabeth Schwarzkopf (soprano), Gerald Moore (piano), lançado em 2003 (reedição ampliada da versão de 1969), também conhecido como "Le Duo des Chats";
  2. Sweet Power of Song (O doce poder da Canção)', EMI Classics : Felicity Lott (soprano), Ann Murray (mezzo-soprano), Graham Johnson (piano), lançado em 1990 
  3.      Duets for Two Sopranos (Dueto para dois sopranos), BPI: Elisabeth Söderström (soprano) e Kerstin Meyer (mezzo-soprano), Jan Eyron (piano), lançado em 1992 ;
  4. Wir Schwestern Zwei, Wie Schönen, Nightingale : Edita Gruberova (soprano), Vesselina Kasarova (mezzo soprano), e Friedrich Haider (piano). Última faixa: Katzen-Duett ;
  5. Von ganzem Herzen, Catalyst : Montserrat Caballé, Montserrat Martí, lançado em 1998.
Abaixo segue um vídeo de um Concerto dado em Seul (Coreia) em 30/11/96 pelo coro dos "Petits chanteurs à la Croix de Bois" uma versão cantada por dois garotinhos, é muito engraçada, Divirtam-se!


10 dicas para um bom ensaio vocal



O ensaio deve fazer parte da rotina de todo ministério de música. Algumas pessoas tem uma visão fantasiosa a respeito dos músicos de sucesso supervalorizando a questão da INSPIRAÇÃO. Mas qualquer músico que se esforça para oferecer o melhor em seu ministério sabe que inspiração é importante, mas TRANSPIRAÇÃO é fundamental.

O ensaio é a hora da transpiração, de dedicar tempo e atenção para que a música na casa de Deus seja feita com qualidade. Já ouvi muitos comentários do tipo: "Nós ensaiamos tanto mas nada dá certo!" Talvez o ensaio não esteja sendo feito de forma eficaz e foi pensando nisto que resolvi indicar alguns caminhos para que você chegue no ponto que deseja. Vamos juntos!

1. REGULARIDADE: Procure fazer ensaios constantes, no mínimo uma vez por semana, isto é importante para integração musical e comunhão do grupo.

2. TEMPO: Uma duração ideal para um bom ensaio deve ser em torno de duas horas. É difícil conseguir resultados reais em menos tempo, se você quiser fazer um ensaio mais longo dê um pequeno intervalo para água e descanso, precisamos lembrar que a voz é um instrumento delicado.

3. PRESENÇA: A presença no ensaio deve se tornar obrigatória, não é justo que o grupo todo ensaie e no momento da ministração seja prejudicado por um "penetra" não é ?

4. ESTRUTURA: É importante ter um local específico para ensaio, um lugar quieto onde o grupo possa ter um pouco de privacidade. O ensaio vocal deve ser sempre acompanhado por um instrumento harmônico ( teclado, piano, violão, guitarra) que garanta a afinação do grupo.

5. ORAÇÃO: É verdade que ensaio é ensaio, não é hora de estudo bíblico e nem de orações sem fim, mas é importante orar no início do ensaio. Quando estamos trabalhando na obra muitas lutas se levantam precisamos lembrar que não é contra carne nem sangue que devemos guerrear. Efésios 6:10-18.



6. AQUECIMENTO: Pense na voz como parte de seu organismo. Quando você abre os olhos de manhã, logo pula da cama e sai correndo pelo quarteirão para se exercitar ?Claro que não! Da mesma forma a voz precisa se espreguiçar, precisa acordar, precisa aquecer. Exercícios de relaxamento, de respiração e alguns vocalizes tem esta função na técnica vocal. O grupo, ou alguém do grupo, precisa investir em uma boa aula de técnica vocal.

7. MATERIAL VISUAL: Todo material escrito ajuda na memorização. Se souber escreva os arranjos, se não souber, registre ao menos a letra e acordes do cântico e distribua cópias. Peça que as pessoas anotem o que está sendo combinado: onde abrir voz, variações de dinâmica, repetições, etc.

8. MATERIAL AUDITIVO: Se você vai ensaiar músicas já registradas em Cd, leve a gravação para que todos ouçam o arranjo original. O desenvolvimento da percepção musical é imprescindível para o bom cantor.

9. ORGANIZAÇÃO: O ensaio precisa ter direcionamento, é bom que o repertório e o roteiro do ensaio estejam pré-definidos. A equipe deve ser agrupada com alguma lógica: homens e mulheres, por naipes (sopranos, contralto, tenor, baixo), ou da maneira que você achar melhor, mas faça desta divisão algo automático na cabeça do grupo.

10. PERSEVERANÇA: Tenha paciência e não desista. Medite em II Pedro 1: 5-8. O ensaio é uma semeadura, nem sempre colhemos os frutos instantaneamente, mas o nosso trabalho não é vão no Senhor!!!

Mirella de Barros Antunes, é Professora de prática vocal, teoria e percepção da ESTM. fonte: site Ronaldo Bezera