segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Um Requiem Nordestino (Em memória de Ariano Suassuna)


Ontem foi o último dia da 6ª edição da Semana da Música da UFPE, que teve início no último domingo (18) e seguiu até ontem dia 25. Com o tema “Movimento Armorial: 45 anos”, o evento teve as  suas atividades distribuídas no Campus Recife, no Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão, no Museu Paço do Frevo e na Igreja Madre de Deus. A semana contou com mais de 50 shows e concertos. Além das apresentações, foram realizadas palestras e mesas-redondas no Centro de Artes e Comunicação, no Campus Recife da UFPE.

O evento é organizado pelo Departamento de Música da Universidade e contou também com a mostra de trabalhos de professores, alunos, ex-alunos, e músicos convidados. As apresentações musicais tiveram uma ou mais peças de caráter armorial ou que possuíam características estéticas ligadas ao gênero, com duração de 30 a 60 minutos cada. 

A Semana de Música da UFPE é um evento de periodicidade anual do Departamento de Música que tem o objetivo de realizar atividades diversificadas buscando uma maior aproximação do departamento com demais unidades do campus e estimulando o diálogo com a comunidade externa. 

Nesta sexta edição o foco foi discutir a estética, as origens, os principais artistas envolvidos e a produção cultural e artística do Movimento Armorial.

Pra encerrar com chave de ouro esse magnífico evento, postei aqui pra vocês alguns trechos do concerto inédito, UM REQUIEM NORDESTINO (Em memória de Ariano Suassuna), para Orquestra, Coro e solistas, escrito pelo compositor pernambucano Dierson Torres, em homenagem a Ariano Suassuna,que aconteceu ontem na Igreja da Madre de Deus. Uma obra única, emocionante e bela.

A todos,um forte abraço!

 Alguns membros do Accordis prestigiaram o concerto



 Encontramos por lá o grande Maestro Nelson C. Almeida (a direita)...

...Arranjador para coro da Música Acauã, de Luiz Gonzaga, a qual temos o maior orgulho de tê-la em nosso repertório


UM REQUIEM NORDESTINO
(Em memória de Ariano Suassuna)

I - Introdução/ II - Coro
III - O Nacimento/ IV - A Missão
V - A Morte doPai
VI - A Vida Armorial
VII - Amor
VIII - Ser Eterno
IX - Epitáfio
X- Aboi/XI-Homenagem

Solistas
Soprano: Raquel do Monte
Tenor: JadielGomes
Barítono: Luiz Kleber Queiroz

Narrador
Gilberto Santos Filho

Compositor e Regente
Dierson Torres

ORQUESTRA CONCRIZ

CORAL
Contracantos e Convidados

 Aboio/Homenagem

Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário