domingo, 4 de outubro de 2015

5º Tocando Pífanos


O Tocando Pífanos é um encontro de bandas de pífanos com pesquisadores, estudiosos e amantes do tema. Na programação palestras, oficinas e apresentações musicais visando a difusão, fortalecimento e intercâmbio artístico-cultural. Produtos musicais, audiovisuais e literários sobre o tema serão expostos no local do encontro.

O projeto Tocando Pífanos foi idealizado para revigorar e estabelecer uma nova forma de difusão de importante tradição da cultura popular brasileira: as bandas de pífanos.

Nas edições de 2009, 2010, 2012 e 2013 além do pleno sucesso junto à crítica e ao público, o evento consolidou-se como um dos mais importantes do gênero.

Realizamos intercâmbio entre músicos de várias regiões brasileiras, além da França e da África. Fizemos uma edição do encontro em Caruaru  -  grande reduto desta manifestação, ressaltando o caráter itinerante do evento.

 O projeto da pesquisa e mapeamento das bandas de pífanos no agreste e sertão de Pernambucano foi formatado e aprovado no Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco com apoio técnico do Iphan-PE.

Na programação desta edição teremos: a oficina ‘Fazendo Zabumbas’, ensinando o passo a passo da confecção do instrumento; a tradicional roda de conversa com mestres pifeiros - chamada de Fala Mestre; e duas palestras: ‘As novenas como referência para salvaguarda das bandas de pífanos’ e ‘Patrimônio Imaterial Brasileiro’, pelo Iphan-PE.

Compõe a grade de shows musicais bandas de São Paulo, Alagoas e Pernambuco. Destaque para Seu Sebastião Biano que aos 95 anos vem lançar seu mais recente CD, acompanhado pelo Terno Esquenta Muié.

Um cortejo pelas ruas de Olinda, seguido da cerimônia de entrega do documento com o pedido de reconhecimento das bandas de pífanos como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, também marcará o evento.

Seguindo a tradição de homenagear músicos das bandas, vamos fazer um tributo para Manoel Ribeiro de Lima, 85 anos, o mais antigo pifeiro em atividade de Caruaru. Também será homenageado o mestre Egildo Vieira, falecido recentemente e que estava na grade de programação do encontro.

Homenageados: Manoel Ribeiro de Lima e Egildo Vieira

Assim como nos anos anteriores, todas as atividades do encontro são gratuitas.


O histórico dos encontros anteriores pode ser visto pelo site www.tocandopifanos.com.br e na página do Tocando Pífanos no facebook.

V TOCANDO PÍFANOS - Programação

Dia – 02 - outubro (Sexta)

Manhã

- 9:30 - Abertura – Saudações aos pifeiros.

- 10:00 às 12:00 – Oficina prática de confecção de zabumbas, por José Feliciano e Basto da Zabumba.

Tarde

- 14:30 às 17:00 – As novenas como referência para salvaguarda das bandas de pífano, por Genaldo Barros e Eduardo Lima Neto.

Noite

- 20:30 às 22:30 – Shows:

Banda de pífanos São Cristovão – Panelas/PE e Banda de Pífanos Alvorada – Caruaru/PE

Dia – 03 - outubro (Sábado)

Manhã

- 9:30 às 11:00 - Fala Mestre – mestres das bandas de pífanos convidadas conversam sobre suas trajetórias.

- 11:00 às 12:00 - Lançamento de livros sobre o tema.

Tarde

- 14:30 às 17:00 – Palestra: Patrimônio Imaterial pelo Iphan

- 17:10 - Cortejo e entrega do documento para o reconhecimento das bandas de pífanos como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Noite

- 21:00 – Homenagem a Manoel Ribeiro de Lima, o Mestre Lunga de Caruaru e ao maestro Egildo Vieira.

- 22:00 – Shows:

Grupo Musical Armorial de Piranhas – Piranhas/AL e Sebastião Biano e seu Terno Esquenta Muié – São Paulo/SP.

Eu, Cláudia e o nosso Maestro, Renato Oliveira (filho do Maestro homenageado Egildo Vieira), fomos prestigiar na noite de ontem, este importante evento para a nossa cultura.



Dona Neném, esposa do Maestro EgildoVieira, recebe a homenagem durante o evento 

Grupo GMAP

Grupo GMAP

Abaixo seguem alguns vídeos registrados da bela apresentação do grupo GMAP de Piranhas - AL. 

Música: Forró - Composição: Egildo Vieira

Música:Valsando para Alaíde - Composição: Egildo Vieira

Música: Dança da Noite - Composição: Egildo Vieira

Música: Côco na Bahia - Composição: EgildoVieira



Nenhum comentário:

Postar um comentário