Ontem foi o quarto dia da semana de música organizada pelo departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco, onde se é comemorado os 45 anos do movimento Armorial.
O evento aconteceu às 20:00 horas na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo, e foram apresentadas ao público algumas peças musicais de autores como Georges Bizet, Pablo Sarasate e o nosso querido Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, com a Orquestra Sinfônica da UFPE sob a regência do regente Sérgio Dias e o Coro Opus 2 e convidados reproduziram lindamente a Grande Missa Armorial de Capiba, uma obra muito interessante que já abre com muita personalidade no Kyrie. Exceto pelo terno Benedictus, ela é toda calcada em ritmos de forró (xote, xaxado e baião), como prescreviam as diretrizes da estética armorial, embora o texto usado seja em latim, pois os compositores armoriais não simpatizaram muito naquela época com o Concílio Vaticano II.
Esta missa de Capiba, de 1982, é camerística e quase usa a formação-tipo da Orquestra Armorial: cordas, duo de flautas, percussão pé-de-serra (zabumba, caixa e triângulo) – faltou somente o cravo.
Capiba feliz sobe a missa: “Essa Missa Armorial ficou fuderosa!”
Programa:
- Pablo Sarasate (1844-1908)
Solista: Profª Paula Bujes, violino
- Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba) - (1904-1997)
Kyrie - Christie - Kyrie
Gloria
Credo - Et incarnatus
Sanctus - Benedictus
Agnus Dei
Solistas:
Tarcyla Perboire, soprano
Eudes Nazaizeno, tenor
Osvaldo Pacheco, baixo
- Georges Bizet (1838-1875)
Ouverture
Menuetto
Adagietto
Carillion
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Pastorale
Intermezzo
Menuetto
Farandole
Abaixo alguns vídeos das peças. Espero que gostem.
Um abraço!
Kyrie - Christie - Kyrie
Gloria
Credo
Et incarnatus
Sanctus
Benedictus
Agnus Dei
Suites L' Arlésienne nº 1 e 2 - Parte 1
Suites L' Arlésienne nº 1 e 2 - Parte 2
Suites L' Arlésienne nº 1 e 2 - Parte 3
Só tenho uma coisa a dizer: quem não foi, perdeu! A missa é muito bonita, e as peças escolhidas para serem tocadas, que não eram armoriais, eram impressionistas, e guardam semelhança com o movimento, pela valorização das raízes regionais nos temas apresentados.
ResponderExcluirConcordo. Mas acredito que muita gente deixou de ir por causa da divulgação do evento que foi muito precária, quase nenhuma. E de qualquer forma a igreja não comportava mais gente. Haviam pessoas assistindo ao concerto em pé, o que eu acho uma tremenda falta de respeito.
ResponderExcluirMas vamos aguardar, um dia melhora...