quinta-feira, 30 de abril de 2015

Farinelli

 
Carlo Maria Broschi (Farinelli), por William Prewitt - The Fitzwilliam Museum, Cambridge, UK.

Carlo Maria Broschi foi castrado ainda na infância, quando ainda se tratava de um menino. Foi um lendário cantor "castrato" do século XVIII, o mais popular e bem pago cantor de ópera da Europa em sua época. Sua extensão vocal abrangia do Lá2 até Ré6, como escreveu Johann Joachim Quantz:

“Farinelli tem uma voz de soprano ligeiro, completa, rica, luminosa e bem trabalhada, com uma extensão que abrange desde o Lá debaixo do Dó central a Ré três oitavas acima do Dó médio… Sua entonação era pura, seus vibratos maravilhosos, seu controle sobre sua respiração era extraordinário e sua garganta muito ágil, porque cantou os intervalos mais amplos rapidamente e com a maior facilidade e firmeza. As passagens das obras e todo tipo de melismas não representaram dificuldades para ele. Na invenção das ornamentações livres nos adágios foi muito fértil”.

 
Retrato de Farinelli por Corrado Giaquinto (1755)

Broschi nasceu em Andria (no que é hoje Apúlia , Itália ) em uma família de músicos. Conforme registrado no registro batismal da igreja de S. Nicola em Andria, seu pai Salvatore era um compositor e maestro di cappella da catedral da cidade, e sua mãe, Caterina Barrese, uma cidadã de Nápoles. O duque de Andria, Fabrizio Carafa, um membro da Câmara dos Carafa, uma das mais prestigiosas famílias da nobreza napolitana, honrado Maestro Broschi, tendo um papel de liderança no batismo de seu segundo filho, que foi batizado Carlo Maria Michelangelo Nicola. Mais tarde na vida, Farinelli escreveu: "Il Duca d'Andria mi tenne al fonte" (O duque de Andria me segurou na fonte). Em 1706, Salvatore também assumiu o cargo não-musical do governador da cidade de Maratea (na costa ocidental do que é hoje Basilicata ), e em 1709 a de Terlizzi (cerca de vinte milhas a sudeste de Andria). Ao contrário de muitos castrati, que vieram de famílias pobres, Farinelli estava relacionado com menor nobreza em ambos os lados da família.

A partir de 1707, a família Broschi viveu na cidade costeira de Barletta, a poucas milhas de Andria, mas no final de 1711, eles fizeram mudaram-se para a capital de Nápoles, onde em 1712, o irmão mais velho de Carlo,  Riccardo,  foi inscrito no Conservatório de S. Maria di Loreto, especializado em composição. Carlo já tinha mostrado talento como menino cantor, e foi agora apresentado ao mais famoso cantor-professor em Nápoles, Nicola Porpora que já era um compositor de ópera de sucesso. Em 1715,  Porpora foi no Conservatório de S. Onofrio, onde seus alunos incluiam-se os  castrati bem conhecidas como Giuseppe Appiani, Felice Salimbeni, e o nomeado maestro Gaetano Majorano(conhecido como Caffarelli), bem como cantores do sexo feminino como Regina Mingotti e Vittoria Tesi. Farinelli pode muito bem ter estudado com ele em particular.

Salvatore Broschi morreu inesperadamente em 04 de novembro de 1717, com apenas 36 anos, e provavelmente a perda de segurança econômica para toda a família provocou a decisão tomada por Riccardo, presumivelmente, para a castração de Carlo. Como de costume na época, teriam que encontrar uma desculpa para a operação ilegal, e no caso de Carlo, disseram que foi por causa de uma queda de um cavalo.

Seu canto progrediu rapidamente, e com quinze anos de idade ele fez sua estreia em uma serenata pelo seu mestrado intitulada "Angelica e Medoro". O texto deste trabalho foi de autoria pelo também famoso Pietro Trapassi (conhecido como Metastasio), que se tornou um amigo ao longo da vida do cantor. Farinelli observou que os dois tinham feito sua estréia no mesmo dia, e referiam-se como "queridas almas gêmeas".

Neste Serenata "Angelica e Medoro," os dois papéis principais foram confiados a dois cantores altamente aclamados: Marianna Benti Bulgarelli, la Romanina e Domenico Gizzi , Musico Soprano na Capela Real de Nápoles.

Farinelli rapidamente tornou-se famoso em toda a Itália como "il ragazzo" (o menino). Em 1722, ele cantou pela primeira vez em Roma, em Porpora de Flavio Anicio Olibrio, bem como assumiu a aparência feminina em Sofonisba, por Luca Antonio Predieri (Era uma prática comum para os jovens castrati aparecer travestidos de mulher). 

 
Caricatura do ano 1724, representando Farinelli em trajes femininos

Todas essas aparições foram recebidos com enorme entusiasmo do público, e uma história quase lendária surgiu quando ele executou uma ária com obbligato trombeta, que evoluiu para uma disputa entre o cantor e o trompetista. Farinelli superou o trompetista tanto em técnica e ornamentação que o trompetista silenciou com a aclamação da plateia (cita o historiador musical Charles Burney). Esse relato, no entanto, não pode ser confirmado, uma vez que nenhum trabalho que Farinelli realizou é conhecido por conter uma ária para soprano com trombeta obbligato.

Carreira na Europa

 
Farinelli, por Wagner após Amigoni (1735)

Em 1724, Farinelli fez sua primeira aparição em Viena , a convite de Pio di Savoia, diretor do Teatro Imperial. Ele passou a temporada seguinte, em Nápoles. Em 1726, ele também visitou Parma e Milão, onde Johann Joachim Quantz o ouviu e comentou: "Farinelli tem uma penetrante, completa, rica, brilhante e bem modulada voz de soprano, com uma escala em que no momento a partir do Um abaixo médio C para D as duas oitavas acima do meio C. ... Sua entonação era pura, seu trinado bonito, seu controle da respiração extraordinário e sua garganta muito ágil, de modo que ele executou os intervalos mais amplos de forma rápida e com a maior facilidade e segurança, todos os tipos de melismas eram de nenhuma dificuldade para ele. Na invenção de ornamentação livre no adagio ele era muito fértil ". Quantz é certamente preciso na descrição Farinelli como um soprano, desde arias, em seu repertório continha as notas mais altas habitualmente utilizados por aquela voz durante a sua vida: "Fremano l'onde" na ópera de Pietro Torri Nicomede (1728) e "Troverai se uma me ti fidi "no Conforto de Niccolò La Pesca (1737). No entanto, o cantor também possuía uma extraordinariamente extensa gama baixa: "Navigante che non spera" na ópera de Leonardo Vinci Il Medo (1728), o que poderia muito bem ser descrito como território estrangeiro de C3, onde um tenor estaria mais "a vontade".

Farinelli cantou em Bolonha em 1727, onde ele conheceu o famoso castrato Antonio Bernacchi, 20 anos mais velho. Em um dueto em Antigona de Orlandini, Farinelli exibiu todas as belezas da sua voz e refinamentos de seu estilo, a execução de um número de passagens de grande virtuosismo, que foram recompensados ​​com aplausos fervorosos. 

Em 1728, bem como realizar em Nicomede de Torri no Munich tribunal, Farinelli realizou outro concerto antes do Imperador em Viena. Em 1729, durante a temporada de Carnaval em Veneza , ele cantou em duas obras por Metastasio: "Arbace",  em Catone de Metastasio em "Utica" (música de Leonardo Leo) e "Mirteo", em Semiramide riconosciuta (música de Porpora). Nestes importantes dramas da musica, realizados no Teatro San Giovanni Grisostomo de Veneza, ao seu lado cantaram alguns grandes cantores: Nicola Grimaldi, Detto Nicolino, Lucia Facchinelli, Domenico Gizzi, Virtuoso della Cappella Reale di Napoli e Giuseppe Maria Boschi.

Durante este período, ele realmente não poderia fazer nada de errado. Carregado com riquezas e honras, ele era tão famoso e tão formidável como um performer que seu rival e amigo, o castrato Gioacchino Conti (Gizziello) dizem ter desmaiado de puro desânimo ao ouvi-lo cantar. George Frideric Handel também desejou ter Farinelli em sua companhia em Londres, enquanto em Veneza, em janeiro 1730, tentou sem sucesso contratá-lo.

Em 1731, Farinelli visitou Viena pela terceira vez. Lá ele foi recebido pelo imperador do Sacro Império Romano , Charles VI , em cujo conselho (de acordo com o primeiro biógrafo do cantor, Giovenale Sacchi) o fez modificar seu estilo, cantando de forma mais simples e emocionalmente. Depois de outras temporadas na Itália, e outra visita a Viena, durante a qual ele cantou em oratórios na capela imperial, Farinelli veio para Londres em 1734.

Em Londres

Em Londres, no ano anterior, Senesino , um cantor que tinha feito parte da Handel's "Second Academy", que se apresentou no Teatro Real, Haymarket , brigou com Handel e abriu uma companhia  rival, a Ópera da Nobreza. Trabalhando a partir de um teatro em uma pensão. Esta companhia teve Porpora como compositor e o cantor Senesino como diretor, mas não fez sucesso durante sua primeira temporada de 1733 a 1734. Farinelli, o mais famoso discípulo de Porpora, ingressou na companhia e tornou financeiramente estável.
Ele apareceu pela primeira vez em Artaserse com uma música de seu irmão Riccardo e Johann Adolph Hasse . Ele cantou árias memoráveis ​​"Per questo dolce amplesso" (música por Hasse) e "Filho qua nave" (música de Broschi), enquanto Senesino cantou "Pallido il sole" (música de Hasse). De "Per questo dolce amplesso", Charles Burney relata: "Senesino teve o papel de um tirano furioso, e Farinelli a de um herói infeliz em cadeias, mas no decorrer do primeiro ato, o preso amoleceu o coração do tirano, que Senesino, esquecendo sua fala, correu para Farinelli e abraçou-o. Por outro lado, ela foi composta por Riccardo Broschi, baseada nas viruosas habilidades do seu irmão. Burney descreveu-o assim: "A primeira nota foi cantada por ele com tanta delicadeza, depois subiu para um volume incrível em pouco tempo e depois diminuiu ao mesmo ponto, que ele foi aplaudido por cinco minutos depois disso. Ele cantou com um brilho e rapidez de execução, que era difícil para os violinos daquele dia manter o mesmo ritmo dele ".

O libretista Paolo Rolli, um grande amigo e apoiante de Senesino, comentou: "Farinelli me surpreendeu tanto que eu sinto como se eu tivesse ouvido até então apenas uma pequena parte da voz humana, e agora já ouviu tudo que existe e ele tem as mais amáveis e corteses maneiras...". Alguns fãs eram mais desajustados: uma senhora da nobreza estava tão empolgada que, do seu lugar no teatro ela gritou: " Um Deus, um Farinelli ".

Embora o sucesso de Farinelli fosse enorme, nem a Opera Nobreza nem a companhia de Handel foi capaz de manter o interesse do público, que diminuiu rapidamente. Embora seu salário oficial foi de £ 1.500 para uma temporada, presentes de admiradores provavelmente aumentou seu cachê para algo mais de £ 5000, uma soma enorme na época. Farinelli não era de maneira alguma o único cantor a receber um cachê com esse valor, que eram insustentáveis ​​a longo prazo. 

Na corte de Espanha

 
 Carlo Broschi Farinelli, vestindo a Ordem de Calatrava , por Jacopo Amigoni (1750-52)

Aparentemente, a intenção de fazer apenas uma breve visita ao Continente, Farinelli chamado para cantar em Paris, a caminho de Madrid, cantaou em Versalhes parao rei Louis XV, que lhe deu seu conjunto de retrato em diamantes, e 500 louis d'or . Em 15 de julho, ele partiu para a Espanha, chegado depois de um mês.Elisabetta Farnese, a rainha, passou a acreditar que a voz de Farinelli poderia ser capaz de curar a grave depressão de seu marido, o rei Filipe V (alguns médicos contemporâneos, tais como o médico da rainha Giuseppe Cervi, acreditava na eficácia da terapia de música). Em 25 de agosto 1737, Farinelli foi nomeado músico da câmara do rei, e servo da família real. Ele nunca cantou novamente em público.

Farinelli se tornou o favorito da realeza e muito influente na corte. Para os restantes nove anos da vida de Philip, Farinelli deu concertos todas as noites privadas para o casal real. Ele também cantou para outros membros da família real e organizou performances privadas por eles, e por músicos profissionais nos palácios reais. Em 1738 ele conseguiu que toda uma ópera italiana fosse se apresentar em Madrid, começando uma nova moda de óperas profissionais na capital espanhola. O Coliseo do palácio real de Buen Retiro, foi remodelado e tornou-se a única casa de ópera de Madrid.

Com a coroação do filho de Filipe, Ferdinand VI, a influência de Farinelli tornou-se ainda maior. Ferdinand era um músico afiado, e sua esposa, Barbara de Portugal, mais ou menos uma fanática musical (em 1728 ela nomeou Domenico Scarlatti como seu professor de cravo, o musicólogo Ralph Kirkpatrick reconhece a correspondência de Farinelli como fornecedor da maior parte da informação direta sobre Scarlatti que transmiti-se até os dias de hoje). 
A relação entre o cantor e monarcas foi pessoalmente íntima: ele e a rainha cantavam duetos juntos, e o rei os acompanhava no cravo. Farinelli assumiu o comando de todos os espetáculos e diversões da época. Era ele mesmo que também recebia oficialmente as fileiras da nobreza, sendo nomeado cavaleiro da Ordem de Calatrava em 1750, uma honra da qual ele era extremamente orgulhoso. Embora muito cortejado por diplomatas, Farinelli parece ter se mantido fora da política. 

Aposentadoria e morte



Em 1759, Ferdinand foi sucedido por seu meio-irmão Charles III, que não era amante da música. Charles era o filho de Elisabetta Farnese, que nunca tinha perdoado Farinelli por sua decisão de permanecer na corte após a morte de Filipe V, ao invés de segui-la para o exílio interno. Ficou claro que Farinelli agora teria de deixar a Espanha, embora ele foi autorizado a receber uma generosa pensão do Estado. Ele retirou-se para Bolonha, onde em 1732 ele adquiriu um imóvel e cidadania. Embora rico e famoso ainda, muito festejado pelos notáveis ​​locais e visitado por figuras notáveis ​​como Burney , Mozart e Casanova , ele estava sozinho na sua velhice, depois de ter sobrevivido a muitos de seus amigos e ex-colegas. Um amigo distinto de seus últimos anos foi o historiador da música, Giovanni Battista, conhecido como "Padre" Martini . Ele também continuou a se corresponder com Metastasio, poeta da corte em Viena, morrendo poucos meses depois dele. Em seu testamento, datado de 20 de fevereiro de 1782, Farinelli pediu para ser enterrado no manto da Ordem de Calatrava, e foi enterrado no cemitério do convento dos Capuchinhos de Santa Croce em Bolonha. Sua propriedade incluídos nos presentes de royalties, uma grande coleção de pinturas, incluindo obras de Velázquez , Murillo e Jusepe de Ribera, bem como retratos de seus patronos reais, e vários de si mesmo e um por seu amigo Jacopo Amigoni. Ele também tinha uma coleção de instrumentos de teclado que o deu grande alegria, especialmente um piano feito em Florença em 1730 e por violinos Stradivarius e Amati .

Ele morreu em Bolonha em 16 de setembro de 1782. O local exato do seu túmulo foi destruído durante as guerras napoleônicas, e, em 1810, a sobrinha-neta de Farinelli Maria Carlotta Pisani, transferiu seus restos mortais para o cemitério de La Certosa, em Bolonha. Herdeiro imediato de Farinelli, seu sobrinho Matteo Pisani, vendeu a casa de Farinelli em 1798. Ela mais tarde tornou-se a sede de uma fábrica de açúcar, e foi demolida em 1949, tendo sido muito danificado pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Maria Carlotta cedeu muitas cartas de Farinelli para a Biblioteca da Universidade de Bolonha e foi enterrada no mesmo túmulo que Farinelli em 1850.

Um especialista mostra parte de um colar e de um crucifixo, retirados dos restos de Carlo Broschi, em cemitério ao norte da Itália. Foto: Reuters
Um especialista mostra parte de um colar e de um crucifixo, retirados dos restos de Carlo Broschi, em cemitério ao norte da Itália (Foto Reuters)

Os restos mortais de Farinelli foram desenterrados do cemitério Certosa, em 12 de Julho de 2006. Os quais tinham sido empilhados em uma parte do túmulo de Maria Carlotta por quase dois séculos, eles sofreram uma considerável degradação, e não havia nenhum sinal do manto de cantor da Ordem da Calatrava. No entanto, os restos encontrados incluía seu maxilar, vários dentes, partes de seu crânio e quase todos os grandes ossos. A exumação foi instigada pelo antiquário florentino Alberto Bruschi e Luigi Verdi, secretário do Centro de Estudo Farinelli. No dia seguinte, o musicólogo Carlo Vitali do Centro de Estudo Farinelli afirmou que os principais ossos eram "longos e robustos, o que corresponderia com Farinelli de retratos oficiais, bem como a reputação do castrati por ser extraordinariamente altos". Maria Giovanna Belcastro, do Instituto de Antropologia da Universidade de Bolonha, Gino Fornaciari, paleoantropólogo da Universidade de Pisa, e David Howard, professor de Tecnologia Musical na Universidade de York, Inglaterra, ficaram empenhados em averiguar o que novas informações podem ser derivadas destes restos de Farinelli como o estilo de vida, hábitos e possíveis doenças, assim como a fisiologia de um castrato. Seus métodos de pesquisa irão incluir raios-X, tomografias computadorizadas e amostras de DNA.  

Outras atividades musicais de Farinelli

Farinelli não só cantou, mas como a maioria dos músicos de sua época, era um competente cravista. Na velhice, ele aprendeu a tocar a Viola D'amore. Ele ocasionalmente compunha, escreveu uma cantata de despedida para Londres, intitulada "Ossequiosissimo ringraziamento", para o qual ele também escreveu o texto, e algumas canções e árias, incluindo uma dedicada a Fernando VI.

Obras vocais
  •     Ossequiosissimo ringraziamento
  •     La partenza
  •     Orfeo - com Riccardo Broschi
  •     Recitativo: Ogni di piu molesto Dunque
  •     Recitativo: Invan ti chiamo
  •     Aria: Io sperai del porto em seno
  •     Aria: Al dolor che vo sfogando
  •     Aria: Não sperar, não lusingarti
  •     Aria: Che Chiedi? Che Brami?
O artista e sua época

Farinelli é amplamente considerado como o maior cantor de ópera, mais realizado e mais respeitado da era "castrato", que durou desde o início dos anos 1600 até o início de 1800, e enquanto houve um grande número de cantores durante este período, originários principalmente da escola napolitana de compositores como Nicola Porpora, Alessandro Scarlatti e Francesco Durante, apenas um punhado de seus rivais poderia aproximar sua habilidade como cantor, e talvez nenhuma qualidade como ser humano. Caffarelli, Matteuccio, Siface, Senesino, Gizziello, Marchesi, Carestini e alguns outros eram muito famosos e extremamente talentosos, Caffarelli provavelmente foi o mais vocalmente proficiente, mas Farinelli também era admirado por sua modéstia, sua inteligência, sua atitude e sua dedicação ao trabalho. Ele respeitava seus colegas, compositores e empresários, muitas vezes ganhando sua amizade ao longo da vida. Enquanto Caffarelli era notoriamente caprichoso, malicioso e desrespeitoso com qualquer pessoa que dividia o palco com ele, até o ponto de cacarejar e vaiar companheiros cantores durante suas próprios arias. A proficiência técnica de Farinelli lhe permitiu ser confortável em todos os registos vocais, de tenor para soprano, mas ele mesmo favoreceu o registo médio-alto, em vez de o muito alto, preferindo transmitir emoção ao invés de surpreender por pura técnica (ao contrário da maioria seus colegas que preferiam para surpreender o público com acrobacias vocais). Esta abordagem "soft" da música, sem dúvida, ajudou a firmar seu engajamento de 22 anos na corte de Espanha, o que efetivamente encerrou sua carreira teatral quando envelheceu. A essa altura, ele já havia alcançado todo o sucesso possível em todas as fases Europeias, e mesmo na aposentadoria em Bolonha, foi ainda considerado, por cada dignitário estrangeiro a visitar a cidade, como "Uma estrela da música para se conhecer".

Centro de Estudo Farinelli

Farinelli veu em Bolonha a partir de 1761 até sua morte. O Centro de Estudo Farinelli (Centro Studi Farinelli) foi inaugurado em Bolonha, em 1998. Grandes eventos e realizações incluem:
  •     A restauração do túmulo de Farinelli na Certosa de Bolonha (2000);
  •     Uma exposição histórica Farinelli a Bologna (2001 e 2005);
  •     A inauguração de um parque da cidade em nome de Farinelli, perto do local onde o cantor vivia em Bolonha (2002);
  •     Um simpósio internacional Il Farinelli e "Gli Evirati Cantori" por ocasião do 300º aniversário do nascimento de Farinelli (2005);
  •     Uma publicação oficial "Il fantasma del Farinelli" (2005);
  •     A exumação de Farinelli no Certosa de Bolonha (2006.

Algumas obras com Farinelli
 
O filme, Farinelli, dirigido por Gérard Corbiau, foi feito sobre a vida de Farinelli em 1994. Houve considerável licença dramática com a história, enfatizando a importância do irmão de Farinelli e reduzindo o papel da Porpora, enquanto Handel torna-se um antagonista; os 22 anos que cantor passou no tribunal espanhol está apenas vagamente sugerido, assim como seu irmão a ser nomeado ministro da Guerra. Supostas escapadas sexuais de Farinelli são um elemento importante da trama do filme, e são totalmente ilegítimas  de acordo com historiadores (principalmente Patrick Barbier do "Histoire des castrats", Paris 1989). Embora cinematograficamente eficaz, o filme é em grande parte ficcional e tem pouca semelhança com o Farinelli histórico.

O filme não é a primeira obra dramática sobre a vida de Farinelli. Ele aparece como um personagem da ópera "La Part du Diable", composta por Daniel Auber a um libreto de Eugène Scribe , e tem o papel-título na ópera Farinelli pelo compositor Inglês John Barnett , realizada pela primeira vez no Drury Lane, em 1839, onde sua parte é, estranhamente, escrita para um tenor (este trabalho é em si mesmo uma adaptação do "Anonymous Farinelli", ou "Le Bouffe du Roi", estreou em Paris em 1835).
Óperas mais recentes incluem Matteo d'Amico Farinelli, La voce perduta (1996) e Farinelli, Oder die Macht des Gesanges por Siegfried Matthus (1998).

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