▼
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Dueto de Gatos - Rossini
O Duetto buffo di
due gatti (tradução literal : Dueto humorístico dos dois gatos, em português
chamado apenas Dueto dos Gatos) é uma peça popular para dois sopranos. Muitas
vezes, é apresentada como "encore" ao final de um concerto.
Composição
Embora esta peça seja geralmente
atribuída a Gioachino Rossini, ela não foi, de fato, escrita por ele; é uma
compilação escrita em 1825, com passagens retiradas principalmente de sua ópera
Otello, de 1816. O autor da compilação foi, provavelmente, o compositor inglês
Robert Lucas Pearsall, que usou nesta ocasião o pseudônimo de “G. Berthold”.
Música e letra
A música, pela ordem de aparecimento,
é constituída por:
- Um extrato da cabaletta da ária Ah, come mai non senti, cantada por Rodrigo no segundo ato de Otello ;
- Um trecho de um dueto entre Otello e Iago, no mesmo ato;
- A Katte-Cavatine do compositor dinamarquês Christopher Ernst Friedrich Weyse.
- A letra consiste, apenas, na repetição da onomatopéia ’’“miau”’’, o miado de um gato.
Alguns álbuns que contem esta peça:·
- A Tribute to Gerald Moore ( Homenagem a Gerald Moore), EMI Classics: Victoria de Los Angeles (soprano), Elisabeth Schwarzkopf (soprano), Gerald Moore (piano), lançado em 2003 (reedição ampliada da versão de 1969), também conhecido como "Le Duo des Chats";
- Sweet Power of Song (O doce poder da Canção)', EMI Classics : Felicity Lott (soprano), Ann Murray (mezzo-soprano), Graham Johnson (piano), lançado em 1990
- Duets for Two Sopranos (Dueto para dois sopranos), BPI: Elisabeth Söderström (soprano) e Kerstin Meyer (mezzo-soprano), Jan Eyron (piano), lançado em 1992 ;
- Wir Schwestern Zwei, Wie Schönen, Nightingale : Edita Gruberova (soprano), Vesselina Kasarova (mezzo soprano), e Friedrich Haider (piano). Última faixa: Katzen-Duett ;
- Von ganzem Herzen, Catalyst : Montserrat Caballé, Montserrat Martí, lançado em 1998.
10 dicas para um bom ensaio vocal
O ensaio deve fazer parte da rotina de todo ministério de música.
Algumas pessoas tem uma visão fantasiosa a respeito dos músicos de sucesso
supervalorizando a questão da INSPIRAÇÃO. Mas qualquer músico que se esforça
para oferecer o melhor em seu ministério sabe que inspiração é importante, mas
TRANSPIRAÇÃO é fundamental.
O ensaio é a hora da transpiração, de dedicar tempo e atenção para que a
música na casa de Deus seja feita com qualidade. Já ouvi muitos comentários do
tipo: "Nós ensaiamos tanto mas nada dá certo!" Talvez o ensaio não
esteja sendo feito de forma eficaz e foi pensando nisto que resolvi indicar
alguns caminhos para que você chegue no ponto que deseja. Vamos juntos!
1. REGULARIDADE: Procure fazer ensaios constantes, no mínimo uma vez por semana,
isto é importante para integração musical e comunhão do grupo.
2. TEMPO: Uma duração ideal para um bom ensaio deve ser em torno de duas
horas. É difícil conseguir resultados reais em menos tempo, se você quiser
fazer um ensaio mais longo dê um pequeno intervalo para água e descanso,
precisamos lembrar que a voz é um instrumento delicado.
3. PRESENÇA: A presença no ensaio deve se tornar
obrigatória, não é justo que o grupo todo ensaie e no momento da ministração
seja prejudicado por um "penetra" não é ?
4. ESTRUTURA: É importante ter um local específico para ensaio, um lugar
quieto onde o grupo possa ter um pouco de privacidade. O ensaio vocal deve ser
sempre acompanhado por um instrumento harmônico ( teclado, piano, violão,
guitarra) que garanta a afinação do grupo.
5. ORAÇÃO: É verdade que ensaio é ensaio, não é hora de estudo bíblico e
nem de orações sem fim, mas é importante orar no início do ensaio. Quando
estamos trabalhando na obra muitas lutas se levantam precisamos lembrar que não
é contra carne nem sangue que devemos guerrear. Efésios 6:10-18.
6. AQUECIMENTO: Pense na voz como parte de seu organismo. Quando você
abre os olhos de manhã, logo pula da cama e sai correndo pelo quarteirão para
se exercitar ?Claro que não! Da mesma forma a voz precisa se espreguiçar,
precisa acordar, precisa aquecer. Exercícios de relaxamento, de respiração e
alguns vocalizes tem esta função na técnica vocal. O grupo, ou alguém do grupo,
precisa investir em uma boa aula de técnica vocal.
7. MATERIAL VISUAL: Todo material escrito ajuda na memorização. Se souber
escreva os arranjos, se não souber, registre ao menos a letra e acordes do
cântico e distribua cópias. Peça que as pessoas anotem o que está sendo
combinado: onde abrir voz, variações de dinâmica, repetições, etc.
8. MATERIAL AUDITIVO: Se você vai ensaiar músicas já registradas em Cd,
leve a gravação para que todos ouçam o arranjo original. O desenvolvimento da
percepção musical é imprescindível para o bom cantor.
9. ORGANIZAÇÃO: O ensaio precisa ter direcionamento, é bom que o
repertório e o roteiro do ensaio estejam pré-definidos. A equipe deve ser
agrupada com alguma lógica: homens e mulheres, por naipes (sopranos, contralto,
tenor, baixo), ou da maneira que você achar melhor, mas faça desta divisão algo
automático na cabeça do grupo.
10. PERSEVERANÇA: Tenha paciência e não desista.
Medite em II Pedro 1: 5-8. O ensaio é uma semeadura, nem sempre colhemos os
frutos instantaneamente, mas o nosso trabalho não é vão no Senhor!!!
Mirella de Barros Antunes, é Professora de prática vocal, teoria e
percepção da ESTM. fonte: site Ronaldo Bezera
domingo, 24 de agosto de 2014
Aniversário de Marvin (Agosto/2014)
Amigos.
Seguem as fotos do nosso ensaio no domingo dia 24 de agosto de 2014. Por ocasião foi meu aniversário e adorei a surpresa de vocês.
Obrigado e um abração em cada um. É sempre uma festa e um prazer estar com todos.
Seguem as fotos.
Depois da farrinha fomos ensaiar né? É claro!
domingo, 10 de agosto de 2014
O Dia dos Pais
Dia dos Pais (no Brasil) ou
Dia do Pai (em Portugal) tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos.
Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte,
saúde e longa vida a seu pai.
História
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais em
1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O
interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de
Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano
Richard Nixon oficializou o "Dia dos pais".
Comemoração
Seguindo a tradição, nos Estados Unidos, ele é
comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de
Março.
No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. No país a
implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para
incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu
jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela
primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.
quarta-feira, 6 de agosto de 2014
Filmes com temática Musical e Canto Coral
Pessoal.
Selecionei
abaixo 16 filmes que tem na temática a música e o canto coral. Para quem gosta
do tema, os filmes são muito interessantes, vale a pena assistir e aprender um
pouco dessa arte maravilhosa.
Quem
tiver mais dicas, é só enviar.
Bom
divertimento!
Abraços!
1. A Vida
no Paraíso (Så som i himmelen/As It Is in Heaven - Suécia - 2004/Drama)
Direção:
Kay Pollack
Um maestro de sucesso internacional interrompe
inesperadamente sua carreira e volta para sua cidade natal no extremo norte da
Suécia. Sua fama logo cria um burburinho na cidade, fazendo dele objeto de
curiosidade, fascinação e desconfiança. Não demora muito para ele ser convidado
a dar uma ajuda ao coro da igreja.
Relutante em voltar ao centro do palco , ele acaba tendo que
aceitar o convite e se surpreende com a redescoberta do amor que sentia pela
música. O trabalho com o coro traz novas amizades, mas também novos - e velhos
- inimigos. E também traz um novo amor.
2. Victor
ou Victória (Victor/Victoria - 1982/Comédia-Musical)
Direção: Blake Edwards
Na paris de 1934, Victoria Grant é uma cantora lírica
desempregada que conhece Carroll Todd, um cantor homossexual que
tinha sido recentemente demitido. Juntos eles articulam um plano, no qual ela
se faz passar por um homem, o Conde Victor Grezhinski, e que é
um transformista. Mas a farsa corre o perigo de ser desmascarada quando
ela se apaixona por King Marchand, um gângster.
3. A
Noviça rebelde (The Sound of Music - 1965/Musical)
Direção:
Robert Wise
É um filme norte-americano de 1965, mais precisamente um drama musical, dirigido por Robert Wise e com Julie Andrews no papel principal.
O filme originou-se de um musical da broadway, cuja história é
baseada na vida da família de cantores Von Trapp da Áustria. As canções
são da autoria de Richard Rodgers e as letras de Oscar Hammerstein II, com
passagens instrumentais adaptadas por Irwin Kostal, com roteiro de Ernest
Lehman.
Foi rodado principalmente em locações em Salzburgo, na Áustria, e
na região da Baviera, na Alemanha. O filme ganhou o Oscar de melhor filme
em 1966, e é um dos musicais mais populares já produzidos. O álbum com a
trilha sonora foi nomeado ao Grammy de melhor álbum do ano. Foi escolhido
pela Biblioteca do congresso dos Estados Unidos para ser preservado no
Registro Nacional de Filmes em 2001, e sempre está presente nas listas dos
melhores filmes já feitos, como as do American Film Institute.
O filme conta a história verídica da família de cantores Von
Trapp, mostrando desde os dias da então noviça 'Maria' (que antes de
se tornar 'Von Trapp' tinha como sobrenome 'Kutscher') num convento
em Salzburgo, Áustria, até o momento em que a família foge do país quando
este é ocupado pelos nazistas, que estão prestes a prepararem o Anschluss.
Maria, que não consegue seguir as rígidas normas de conduta das
religiosas, é enviada para trabalhar como governanta dos 7 filhos do 'Capitão
Georg von Trapp'; este é viúvo, e desde a morte de sua esposa educa as crianças
com rigor militar.
A chegada de Maria modifica drasticamente a vida da família ao
trazer alegria e conquistar o carinho e o respeito das crianças. No início ela
enfrenta alguns problemas com o Capitão, mas este acaba desenvolvendo um grande
afeto pela jovem ao ver que ela conseguiu fazer o que nenhuma outra governanta
havia antes feito pelas crianças. Eles acabam se apaixonando, e o capitão,
antes comprometido com 'Elsa Schraeder', uma rica baronesa de
Viena, rompe o noivado para poder se casar com Maria.
Porém, daí para frente, nem tudo na vida da família será tão fácil
assim, pois quando os nazistas dominam a Áustria, o capitão é convocado para
servir na marinha alemã. A família decide, então, fugir de carro através da
fronteira. Mas as fronteiras são fechadas e eles se vêem obrigados a caminharem
pelas montanhas. Numa das mais emocionantes sequências do cinema, embalada pela
canção Climb Ev'ry Mountain, o filme termina com a família nas
montanhas, mostrando a importância de viver em família, um ajudando ao outro.
4.O Som do Coração (August Rush -2007/Drama/Musical)
Direção: Kristen Sheridan
August
Rush é filho de um guitarrista irlandês e de uma violoncelista americana. Seus
pais, ainda jovens, se conheceram de forma mágica na Washington Square, em Nova
York. Devido às circunstâncias, August foi deixado num orfanato. Protegido por
uma pessoa misteriosa, e se apresentando nas ruas da cidade, agora August
utiliza seu extremo talento musical para tentar reencontrar os pais de quem foi
separado desde o nascimento.
5. A Voz do Coração (Les Choristes - 2004/Drama)
Direção: Christophe Barratier
Ao retornar à sua cidade-natal, devido ao falecimento de sua mãe,
o maestro Pierre Morhange encontra o diário de seu antigo professor de música,
Clément Mathieu, passando a relembrar fatos de sua infância em uma escola de meninos
durante década de 1940. Nesta escola, Pierre teve seu primeiro contato com a
música ao participar de um coro criado pelo professor Clément.
6. Quem
Somos Nós? (What The Bleep do We Know? - 2004/Drama)
Direção: William Arntz, Betsy Chasee e Mark Vicente
Amanda (Marlee Matlin) está numa fantástica
experiência ao estilo “Alice no País das Maravilhas” enquanto seu monótono
cotidiano começa a se desmanchar. Esta situação revela o incerto mundo
escondido por trás daquilo que se costuma considerar realidade. Amanda mergulha
num turbilhão de ocorrências caóticas que revelam um profundo e oculto
conhecimento do real. Ela entra em crise e questiona o sentido da existência
humana.
7. Se Eu Fosse Você (2006/Comédia
Romântica)
Direção: Daniel Filho
Cláudio (Tony Ramos) é um publicitário bem sucedido, dono de sua
própria agência, que é casado com Helena (Glória Pires), uma professora de
música que cuida de um coral infantil. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e
do casamento de tantos anos, eles volta e meia têm uma discussão. Um dia eles
têm uma briga maior do que o normal, que faz com que algo inexplicável
aconteça: eles trocam de corpos. Apavorados, Cláudio e Helena tentam aparentar
normalidade até que consigam revertar a situação. Porém para tanto eles terão
que assumir por completo a vida do outro.
8.
Mudança de Hábito (Sister Act - 1992/Comédia)
Direção:
Emile Ardolino
Para
escapar de perigosos criminosos, uma irreverente cantora da noite é obrigada a
se esconder no último lugar onde ela sonhara entrar algum dia: um calmo e
silencioso convento. Seu jeito divertido conquista a admiração do grupo de
freiras. E, de quebra, consegue tornar o desafinado coral de religiosas em um
coro cheio de ritmo, balanço e sentimento. Mas a crescente fama do grupo
representa um grande risco. É com toda essa irreverência que você vai se
divertir como nunca e relembrar grandes sucessos musicais da década de 60, neste
filme que foi um grande sucesso nos cinemas.
9.
Mudança de Hábito 2 (Sister Act 2 - 1993/Comédia)
Direção:Bill
Duke
Whoopi
Goldberg novamente se disfarça de freira a pedido de suas antigas companheiras
e vai dar aula de música em uma escola ameaçada de ser fechada. Como forma de
salvar o estabelecimento, a Irmã Mary Clarence (Whoopi) sugere que o colégio
forme um coral para competir em um concurso. Participação da cantora Lauryn
Hill como a rebelde Rita.
10.Um Canto de Esperança (Paradise Road - 1997/Drama)
Direção:Bruce
Beresford
Mulheres
de diferentes países e classes sociais estão presas em um campo de concentração
japonês, onde uma delas é graduada em música. Juntas, decidem organizar um
coral, mesmo contra a resistência dos guardas.
11. O Fantasma da Ópera (The Phantom of the
Opera - 2004/Musical)
Direção:Joel
Schumacher
Mais uma
adaptação do clássico romance de Gaston Leroux. A história começa quando um
fantasma (Gerard Butler) aterroriza uma companhia de ópera francesa. Quando ele
finalmente leva a soprano principal à loucura, ela abandona o trabalho e uma
jovem, Christine (Emmy Rossum), assume o papel. É por ela que o fantasma está
apaixonado. Por isso, a seqüestra para que ela seja sua noiva eterna.
12.
Resistindo às Tentações (The Fighting Temptations - 2003/Comédia)
Direção:
Jonathan Lynn
O
produtor de hip-hop Darrin Fill (Cuba Gooding Jr.) acaba de perder seu emprego.
Com muitas dívidas para pagar, perde toda a esperança e não sabe o que fazer.
Até que descobre que sua tia Sally, que morreu recentemente, lhe deixou uma
herança milionária. Mas, para receber a bolada, há uma condição: ele tem de se
tornar o líder do coro da igreja e concorrer ao Prêmio Gospel.
13. Entre
Quatro Paredes (In The Bedroom - 2001/Drama)
Direção:Todd
Field
Maine,
Nova Inglaterra. Frank Fowler (Nick Stahl) é um amável jovem que se formou
recentemente na escola secundária e está passando o verão trabalhando como
pescador de lagosta, antes de ir para a faculdade no outono. Ele está envolvido
com Natalie Strout (Marisa Tomei), uma mulher atraente que é dez anos mais
velha e está separada do seu marido, Richard Strout (William Mapother).
Entretanto, o divórcio não foi ainda formalmente concluído. Os pais de Frank,
Matt Fowler (Tom Wilkinson), um médico, e Ruth Fowler (Sissy Spacek), uma
professora de música que comanda um coral, desejam o melhor para o único filho
deles e vêm com uma certa apreensão Frank viver um romance que não poderá
continuar em alguns meses.
Mas Matt confia em Frank e o deixa tomar suas
decisões, mas Ruth demonstra de forma discreta mais firme as suas objeções. Paralelamente
Richard ainda espera ter Natalie de volta e não aceita de forma nenhuma ela
estar envolvida com Frank, sendo que logo algo trágico irá acontecer, que
afetará os Fowler para sempre.
14. Dreamgirls - Em Busca de um Sonho(Dreamgirls - 2006/Drama musical)
Direção:Bill Condon
Venceu três prêmios Globos de Ouro em 15 de janeiro de 2007> Melhor filme - comédia ou musical, Melhor ator coadjuvante em um filme (Eddie Murphy) e Melhor atriz coadjuvante em um filme (Jennifer Hudson). Foi também o filme com mais indicações para os prêmios Oscars de 2007, com oito indicações em seis categorias, embora entre elas não estivesse a de Melhor Filme. Destas oito indicações, o filme venceu duas: Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson) e Efeitos Sonoros.
É um musical ambientado nas décadas de 1960 e década de 1970 com um elenco predominante afro-americano. É adaptado do premiado musical da Broadwayde emsmo nome de 1981, feito pelo compositor Henry Krieger e o libretista Tom Eyen, que é baseado na história da criação da Motown Records. O filme mostra a evolução do R&B durante as épocas do Doo Wop, Soul, Funk e Disco Music.
Contém várias refêrencias a artistas da Motoiwn sobretudo do grupo feminino The Supremes, essas referencias são mais evidente no filme. O filme segue as vidas de três mulheres: Effie White, Deena Jones e Lorrell Robinson, que são membros do grupo feminino de R&B Dreamettes'. As três começam a fazer sucesso graças ao manipulador empresário Curtis Taylor, Jr., que as transforma em backing vocals para o cantor de soul James "Thunder" Early. O conflito começa quando Curtis sonha em transformar as Dreamettes em Dreams (um grupo com sonoridade mais pop) e coloca Deena para ser a vocal principal do grupo trocando-a por Effie não só como a cantora principal do grupo, mas também como seu interesse romântico.
15. A Rosa (The Rose - 2001/Drama)
Direção:Mark Rydell
Filme com roteiro baseado na vida de Janis Joplin, e com Bette Midler no papel principal. O filme concorreu ao Oscar, ao BAFTA e ao Prêmio César, e venceu o Globo de Ouro nas categorias de melhor atriz de cinema - musical / comédia (Bette Midler), melhor som original - cinema e nova estrela do ano em cinema (feminino) (Bette Midler).
Cantora pop (Bette Midler) sucumbe às pressões das diversas apresentações e se torna viciada em drogas e na bebida. Dyer (Frederic Forrest), sua paixão que também é seu motorista, tenta salvá-la da auto-destruição, mas enquanto isto Rudge (Alan Bates), seu empresário inglês, é no final da contas o principal culpado por não previni-la da inevitável decadência que sua carreira sofreria se vivesse no esquema do "sexo, drogas e rock'n roll". A história reflete os cantores populares que caíram vítimas do excesso de sucesso
16. Ray (Ray - 2004/Drama)
Direção:Taylor Rackford
O filme recebeu dois prêmios Oscars: melhor ator para Jamie Foxx e melhor mixagem de som.