O ensaio deve fazer parte da rotina de todo ministério de música.
Algumas pessoas tem uma visão fantasiosa a respeito dos músicos de sucesso
supervalorizando a questão da INSPIRAÇÃO. Mas qualquer músico que se esforça
para oferecer o melhor em seu ministério sabe que inspiração é importante, mas
TRANSPIRAÇÃO é fundamental.
O ensaio é a hora da transpiração, de dedicar tempo e atenção para que a
música na casa de Deus seja feita com qualidade. Já ouvi muitos comentários do
tipo: "Nós ensaiamos tanto mas nada dá certo!" Talvez o ensaio não
esteja sendo feito de forma eficaz e foi pensando nisto que resolvi indicar
alguns caminhos para que você chegue no ponto que deseja. Vamos juntos!
1. REGULARIDADE: Procure fazer ensaios constantes, no mínimo uma vez por semana,
isto é importante para integração musical e comunhão do grupo.
2. TEMPO: Uma duração ideal para um bom ensaio deve ser em torno de duas
horas. É difícil conseguir resultados reais em menos tempo, se você quiser
fazer um ensaio mais longo dê um pequeno intervalo para água e descanso,
precisamos lembrar que a voz é um instrumento delicado.
3. PRESENÇA: A presença no ensaio deve se tornar
obrigatória, não é justo que o grupo todo ensaie e no momento da ministração
seja prejudicado por um "penetra" não é ?
4. ESTRUTURA: É importante ter um local específico para ensaio, um lugar
quieto onde o grupo possa ter um pouco de privacidade. O ensaio vocal deve ser
sempre acompanhado por um instrumento harmônico ( teclado, piano, violão,
guitarra) que garanta a afinação do grupo.
5. ORAÇÃO: É verdade que ensaio é ensaio, não é hora de estudo bíblico e
nem de orações sem fim, mas é importante orar no início do ensaio. Quando
estamos trabalhando na obra muitas lutas se levantam precisamos lembrar que não
é contra carne nem sangue que devemos guerrear. Efésios 6:10-18.
6. AQUECIMENTO: Pense na voz como parte de seu organismo. Quando você
abre os olhos de manhã, logo pula da cama e sai correndo pelo quarteirão para
se exercitar ?Claro que não! Da mesma forma a voz precisa se espreguiçar,
precisa acordar, precisa aquecer. Exercícios de relaxamento, de respiração e
alguns vocalizes tem esta função na técnica vocal. O grupo, ou alguém do grupo,
precisa investir em uma boa aula de técnica vocal.
7. MATERIAL VISUAL: Todo material escrito ajuda na memorização. Se souber
escreva os arranjos, se não souber, registre ao menos a letra e acordes do
cântico e distribua cópias. Peça que as pessoas anotem o que está sendo
combinado: onde abrir voz, variações de dinâmica, repetições, etc.
8. MATERIAL AUDITIVO: Se você vai ensaiar músicas já registradas em Cd,
leve a gravação para que todos ouçam o arranjo original. O desenvolvimento da
percepção musical é imprescindível para o bom cantor.
9. ORGANIZAÇÃO: O ensaio precisa ter direcionamento, é bom que o
repertório e o roteiro do ensaio estejam pré-definidos. A equipe deve ser
agrupada com alguma lógica: homens e mulheres, por naipes (sopranos, contralto,
tenor, baixo), ou da maneira que você achar melhor, mas faça desta divisão algo
automático na cabeça do grupo.
10. PERSEVERANÇA: Tenha paciência e não desista.
Medite em II Pedro 1: 5-8. O ensaio é uma semeadura, nem sempre colhemos os
frutos instantaneamente, mas o nosso trabalho não é vão no Senhor!!!
Mirella de Barros Antunes, é Professora de prática vocal, teoria e
percepção da ESTM. fonte: site Ronaldo Bezera
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